Voltar ao topo.Ver em Libras.

Lógica de programação#

Duração: 16 Horas
Objetivos
Familiariza o aluno ao uso e aperfeiçoamento da Lógica de Programação de forma
crítica e inteligente através do emprego de linguagens, através de conceitos, casos práticos e
principalmente com uso de técnicas e aplicação deexercícios. Aborda linguagens como C#,
VB, JAVA e Bancos de Dados Access e MS-SQL Server.
Público-Alvo
Interessados em ingressar no mercado de Desenvolvimento de Sistemas e aplicativos.
Indicado para alunos que pretendem trabalhar como Analistas de Sistemas, Programador ou
Desenvolvedor de aplicações. Esse curso prepara o iniciante para ingresso nas Formações
Microsoft MCTS .NET, MCTS .ADO, MCTS .ASP, e MCTS SQL.
Pré-requisito
Conhecimentos básicos de Informática (Sistema Operacional e Internet).
Formato do curso
Aula expositiva seguida de laboratórios práticos, 1 aluno por micro, acompanha
apostila (em português) e certificado.
Conteúdo Programático
1. Conhecimentos básicos de Computação Eletrônica
a. Estrutura de Acesso a Memória (Heap, Fifo, Lifo)
b. Estrutura de Acesso a Disco (Path, List, ACE)
c. Processamento Simétrico e Assimétrico
2. Introdução à Lógica de Programação
a. Fluxograma
b. Algoritmo
3. Exemplos de Linguagem em C#, Java e VB
4. Itens fundamentais do Algoritmo
a. Variáveis
b. Constantes
c. Expressões
d. Operadores
e. Operadores aritméticos
f. Operadores relacionais
g. Operadores lógicos
h. Operador de caractere
5. Declarações e atribuições
6. Métodos e Funções
a. Definição de métodos e funções
b. Métodos e funções parametrizados
c. Métodos estáticos
7. Estruturas Condicionais
a. If...Else
b. Switch
8. Estruturas de Repetição (Laço)
a. For e ForEach
b. While e Do
9. Tratamentos de erros
a. Try...Catch
b. Try...Finally
c. Throw
10. OOP (Programação orientada a objeto)
a. Classes
b. Herança
c. Encapsulamento
d. Polimorfismo
11. Trabalhando com objetos
a. Instância de objetos
b. Destruição de objetos
12. Introdução a Banco de Dados
a. Bancos de Dados Relacionais (RDBML)
b. Select
c. Insert
d. Update
e. Delete