Voltar ao topo.Ver em Libras.

Técnicas de comunicação e oratória#

Duração: 12 Horas

A comunicação é um fator estratégico na carreira profissional. Possuímos várias oportunidades de projeção nos negócios através de reuniões, apresentações e negociações comclientes. 
Para a área de TI, que possui um vocabulário próprio, recheado de jargões e termos técnicos, a comunicação é ainda mais delicada. 
Como anda a sua comunicação? Gerentes de TI apontam que a comunicação interpessoal é uma habilidade cada vez mais escassa, mas muito importante para o desempenho do profissional e da área de TI. "A dificuldade de falar em público é um dos maiores obstáculos para uma carreira de sucesso”
Vários profissionais competentes têm seu desempenho prejudicado pelo medo de falar em público. Perder esse medo é ponto de partida para conquistar espaço no mundo empresarial. O profissional da Era do Conhecimento, além de tergrandes ideias, necessita também exercitar sua Inteligência Interpessoal.
Objetivos
O verdadeiro profissional é capaz de falar de forma simples sobre temas complexos, portanto, o primeiro item essencialpara seu sucesso é a sua capacidade de falar, de expor suas ideias e conhecimentos de forma clara e objetiva. Asempresas buscam por pessoas que sejam sua voz e sua imagem. Não basta você ser competente, deve ser capaz dedemonstrar esta competência, principalmente quando em contato com níveis hierárquicos superiores.
Público-Alvo
Este curso beneficiará os profissionais de TI e os demais responsáveis pela prestação de serviços de TI.
Pré-requisitos
São necessários conhecimentos básicos sobre o Windows e PowerPoint.
Conteúdo Programático
1. Técnicas de Comunicação para Profissionais de TI
2. Boas maneiras em TI
a. Postura e Comportamento (Adote Uma Atitude Profissional)

3. Profissional de TI com marca própria
a. Como definir a marca pessoal de um profissional?
b. Marca Pessoal X Marca Profissional
c. Como ambas podem ser alinhadas?
d. Por que é importante nos dias de hoje ter uma marca pessoal?
e. Qual feedback do mercado de trabalho para os que estão atentos para essa questão?
f. Que atributos uma marca pessoal precisa ter para que o profissional faça a diferença no mercado em que atua?
g. Como os headhunters, selecionadores, chefes e pessoas em geral percebem que um talento tem uma marca pessoal forte?
h. Em que momento da vida devemos começar a construir nossa marca pessoal, antes ou depois da faculdade?
i. Quais as dicas para os profissionais de TI adquirirem uma marca valiosa?
j. De que forma eles podem usar sua marca para atender as expectativas de suas empresas e das outras unidades de negócios?
4. Como lidar com pessoas
5. Saber ouvir
a. Como ser um bom ouvinte
6. Como responder as solicitações que não podem ser atendidas no momento
a. Respostas claras e precisas
7. Clareza e paciência na hora de orientas e ensinar o usuário
8. Linguagem Técnica X Linguagem do Usuário
9. Como alcançar uma Comunicação Eficiente
10. Perfis de Usuários (Como lidar com eles)
11. Problemas mais comuns de Comunicação
12. Relacionamento Interpessoal e Colaboração
a. Habilidade em se comunicar com outras áreas
b. Desdobramento de Competência
c. Liderança
13. Perca o Medo de Falar
a. Exposição clara das ideias
14. Planejamento Da Apresentação
a. Pesquisa
b. Organização
c. Levantamento e esclarecimento de dúvidas
d. Aproveitamento = Credibilidade
15. A Palavra Associada a Imagem, Sensação e Emoção
16. Usar o Humor em Público
17. Dicção
18. Velocidade para falar
19. Aprenda a "Se Ouvir”
20. Vocabulário
21. O Palavrão e a Gíria
22. Os Termos Incomuns
23. Vocabulário Técnico
24. O Chavão e as Frases Vulgares
25. Os Tiques e Vícios
26. Comunicação Gestual ou não verbal
27. Ensaio para a Apresentação
28. Coerência e Conduta pessoal Exemplar
29. Como Começar e Finalizar a Apresentação
30. Para Quem Falar
31. Tipos:
a. Visual
b. Auditivo
c. Sinestésico
32. Sugestões de Filme
33. Sugestões de Livros