Por isso, cuidar dos ativos tecnológicos é de extrema importância para a continuidade dos negócios, tanto quanto cuidar do bem-estar e satisfação dos colaboradores. Mas o fato é que nem todos estão preparados para dar a atenção necessária aos seus equipamentos. Não existe RH para computadores!
Para ajudar nessa tarefa, existem centenas de soluções e ofertas de serviço de manutenção e suporte aos dispositivos que sustentam as operações corporativas, mas que acabam não entregando o que prometem, seja por falta de experiência ou mão de obra qualificada, deixando as empresas sujeitas a paradas não programadas e perda de eficiência, afetando o atendimento aos clientes e as demandas de produção.
Isso sem falar do ciclo de vida das máquinas, que em muitas empresas chegam ao limite das capacidades operacionais, e de tão antigas deixam de rodar os sistemas necessários para execução de atendimentos, pagamentos, e até de serviços de e-mail, por exemplo. Os ativos de TI são importantes demais para serem delegados a players sem preparo adequado, em contratos que não preveem a totalidade da gestão dos equipamentos - da implantação, renovação até a retirada dos equipamentos.
Dessa forma, as empresas acabam na mesma situação: uma gestão de infraestrutura de TI precária, exposta a problemas crônicos e falta de suporte. Diante desse cenário fica a dúvida: como manter todas as máquinas operando com o mínimo de paradas possível, controlar os ciclos de vida dos ativos e SLAs (Service Level Agreements) e ainda assegurar a disponibilidade, agilidade e eficiência para manter a competitividade e a continuidade dos negócios?
A resposta está na busca por parceiros capazes de assegurar a prestação de serviços e entregar soluções eficazes para o dia a dia da empresa, o que exige uma minuciosa procura por certificações, especializações e de comprovações da capacidade e garantias de atendimento do fornecedor. Não é uma missão fácil, mas desde que seja bem executada pode trazer benefícios significativos aos negócios, como:
• Agilidade na solução de problemas – Com um time altamente especializado, as demandas internas serão solucionadas de maneira rápida e eficiente. Vale lembrar que o nível dos serviços realizados pelo parceiro varia de acordo com as SLAs acertadas previamente. Então é sempre bom revisá-las à exaustão antes de firmar qualquer parceria de Outsourcing.
• Padronização tecnológica - A padronização do ambiente de TI permite um atendimento mais ágil e eficaz, uma vez que peças e equipamentos padronizados oferecem uma manutenção mais assertiva e proporcionam maior governança corporativa. Além disso, é uma ótima maneira de implementar o equipamento certo em cada setor da empresa.
• Aumento de eficiência – A soma de profissionais capacitados com uma infraestrutura moderna, padronizada e atualizada, garante maior eficiência e qualidade nas entregas do setor de TI.
• Redução de erros - Profissionais capacitados e infraestrutura de primeira também resultam na redução de falhas. O que, consequentemente, gera redução de gastos para corrigir erros internos.
• Vantagens competitivas – Por fim, gerir todo o setor de TI é um trabalho bastante complexo, e apesar de extremamente necessário, toma tempo e investimentos expressivos. Com a terceirização, a companhia fica livre para focar no que é mais importante e nas inovações que farão diferença no futuro dos negócios.
Com todas essas vantagens, o Outsourcing da TI mostra-se o melhor caminho para as empresas, independente do segmento, tamanho ou formato, avançarem e alcançarem o topo do mercado no qual atuam. Por isso, não deixe uma má primeira impressão ou receio de delegar a terceiros sua infraestrutura de TI atrasar a continuidade e a competitividade dos negócios. Procure um parceiro de TI para chamar de seu!
*Luis Carlos Nacif é diretor-presidente da Microcity